Mercado | Avalie a competitividade de sua empresa

O grande número de empresas que atuam no mesmo mercado, oferecendo produtos e serviços semelhantes a um determinado perfil de consumidores, tem sido o principal elemento que atenua a competitividade no mundo dos negócios.

O desenho deste cenário, incrementado pela exigência dos consumidores e, também, pela magnitude das mudanças com um ritmo cada vez mais acelerado e dinâmico, dificulta para qualquer empresa, independente de seu porte e segmento de atuação, a condição de estabelecer sua posição no futuro, mantendo a certeza esperada.

Como tudo muda o tempo todo, as empresas precisam reinventar seus negócios, adaptando-os a uma nova realidade, de forma que eles possam interagir e acompanhar as mudanças para sobreviver. É preciso fazer tudo cada vez mais e melhor.

Cada ação de investimento que deixa de ser executada, principalmente na incorporação de novas tecnologias, na qualificação profissional dos colaboradores e na criação de modelos com inovação, é um passo que a empresa deixa de avançar em sua trajetória.

Analisando tudo isto, você é capaz de dizer se sua empresa está preparada para enfrentar e responder aos desafios deste novo tempo?

Comece a pensar nisto! Para descobrir algumas das respostas, faça uma análise crítica do seu negócio, através da preparação de um autodiagnóstico.

Com uma metodologia simples, você poderá definir, num primeiro momento, sob a ótica dos colaboradores, a situação atual da empresa e aonde ela deseja chegar no futuro, além de detectar seus pontos fortes e fracos, mais os seus valores e principais problemas.

Esta tarefa você mesmo poderá executar. Basta seguir estes passos e aplicar os procedimentos recomendados:

 Prepare um questionário com os seguintes pontos:

a) como você vê sua empresa hoje?

b) como você vê sua empresa no futuro?

c) aponte três pontos fortes da sua empresa;

d aponte três pontos fracos da sua empresa;

e) se sua empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas três principais características (ex.: uma pessoa amiga, mentirosa, chata, confiável e etc.)?

f) qual é o maior problema da sua empresa hoje?

2· Faça uma reunião com todos os colaboradores;

 Dê uma visão geral sobre como a empresa está hoje e comente seu posicionamento no mercado atual, destacando as tendências;

4· Distribua um questionário com todas as perguntas acima para cada colaborador (não se esqueça de dizer que eles não precisam se identificar nas respostas);

5· Faça uma leitura coletiva do questionário e esclareça as dúvidas;

6· Estabeleça uma data para que todos devolvam os questionários respondidos;

7· Tabule os resultados, convoque uma nova reunião coletiva e divulgue-os;

8· Destaque dos resultados a visão que todos têm da empresa hoje, onde desejam que ela esteja no futuro e a importância que cada um tem neste novo trabalho;

9· Forme um grupo para estudar e trabalhar os resultados, definindo-se um plano com oportunidades de melhoria que correspondam exatamente a cada um dos pontos detectados;

10· Acompanhe a execução dos trabalhos e informe os resultados apurados.

O mesmo procedimento pode ser repetido com os clientes, aplicando, entretanto, um questionário ou outro método que a empresa julgue mais conveniente para avaliar as expectativas dos clientes em relação a seus produtos e serviços.

Na seqüência deste trabalho, para que ele se torne mais completo, defina as áreas consideradas estratégicas do negócio e estabeleça indicadores que sejam vitais para facilitar a compreensão do desempenho de cada uma delas.

Como você não pode acompanhar todos os processos da empresa, utilize-se de indicadores para avaliar a situação de fatores considerados mais importantes por você e que merecem ser medidos e identificados os seus desempenhos, a fim de estabelecer uma visão global, mais integrada da empresa.

Quando definir os indicadores, opte por apontar seus resultados em demonstrações gráficas,  comparando-os por períodos (diário, semanal, quinzenal, mensal, semestral e anual). Faça uma análise criteriosa dos resultados e, certamente, você encontrará oportunidades de melhorias e problemas que deverão ser imediatamente atacados.

Aos poucos, você estará criando para a empresa um sistema próprio de inteligência e apoio à tomada de decisões, facilitando, e muito, a escolha acertada pelas melhores decisões.


ENTRE EM CONTATO



LOCALIZAÇÃO

Rua Boa Morte, 1657
Centro, Piracicaba - SP
CEP: 13400-140

(19) 3422-7277