Como funcionam as contas bancárias para crianças?

Como funcionam as contas bancárias para crianças?

A tecnologia tem revolucionado a maneira como os brasileiros lidam com o dinheiro. A temática sobre educação financeira e sua necessidade estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente, devido ao maior acesso à informação por meio da web, em vídeos, sites e redes sociais. 

Após o grande avanço das contas digitais no Brasil, em que o país domina a instalação de apps financeiros no mundo, um novo movimento tem sido apresentado: as contas digitais exclusivas para crianças. Mas, como isso funciona?

Claramente, todos sabem que, para ter uma conta em banco é preciso ter mais do que 18 anos na grande maioria das instituições.

Contudo, crianças e adolescentes são o novo foco de alguns bancos digitais, que usam personagens e a sistemática de gamificação para desenvolver o senso de gestão financeira com os pequenos.

Responsáveis comandam a entrada e saída de dinheiro
As contas para crianças, no entanto, estão diretamente vinculadas às dos pais ou responsáveis legais, que precisam ter uma conta corrente no mesmo banco em questão. Além disso, são os próprios responsáveis que devem solicitar a criação desta nova conta. Com um aplicativo à parte, exclusivo e didático, a criança tem acesso às informações financeiras disponíveis.

Algumas instituições, inclusive, permitem que o responsável crie objetivos para a criança e realize uma transferência quando estes forem concluídos.

Dependendo não apenas da idade, mas da maturidade da criança, é possível liberar cartão pré-pago ou um cartão de crédito adicional ao do responsável.

Vale destacar que a conta digital infantil é apenas uma forma de ensinar a criança sobre o relacionamento com o dinheiro, como o sistema financeiro funciona e sobre a importância de poupar.

Mas, a educação financeira vai muito além de abrir e gerir uma conta digital, portanto, é fundamental que os pais e responsáveis consigam direcionar seus filhos, sobrinhos e netos à uma vida financeira mais saudável, reduzindo as chances de endividamentos no futuro.

Fonte: Jornal Contabil | 16/10/2020


ENTRE EM CONTATO



LOCALIZAÇÃO

Rua Boa Morte, 1657
Centro, Piracicaba - SP
CEP: 13400-140

(19) 3422-7277